sexta-feira, 23 de abril de 2010

Resultado da prova da RESENHA

Olá a todos!

Após serem lidas pela coordenação as resenhas entregues pelas equipes Sprite e H2OH sobre o filme do Chico Xavier, foi votada pela maioria dos evangelizadores que a resenha mais abrangente e completa foi aquela entregue pela equipe Sprite.

Dessa maneira, a mesma acaba de ganhar 100 pontos!

Parabéns a equipe!

Quem desejar ler a resenha vencedora, a mesma segue transcrita abaixo.

Desse modo, o resultado parcial da Gincana hoje, 23/04, segue assim:

VITÓRIA DA LUZ = 833 PONTOS
SPRITE = 818 PONTOS
H2OH = 790 PONTOS

Abraços!

Bruno.


Chico Xavier – O Filme

A adaptação para o cinema descreve a trajetória do médium Chico Xavier, que em vida terrena desenvolveu importantes atividades mediúnicas e filantrópicas. Com cenas muito fortes de luta e amor, o filme confirmou as expectativas do público que lotou as salas de cinema de todo o Brasil. Nos três primeiros dias, o número de pessoas que assistiram ao filme foi de 967 mil, superando outras produções nacionais como “Se eu fosse você 2”, visto por 570 mil no mesmo período, e “Lula, o filho do Brasil”, por 220 mil, dados do Jornal A Tarde.

É notável no filme a apresentação de Chico como ser humano, um grande brasileiro e, ainda, o maior médium brasileiro de todos os tempos, não tendo como proposta principal promover a doutrina espírita, nem apresentar dogmas ou tratar da polêmica em torno da oposição da Igreja Católica.

A mediunidade de Chico manifestou-se quando ele tinha 4 anos de idade, pela clarividência e pela clariaudiência, pois via e ouvia os Espíritos. No filme ficou bem claro, logo no início, quando ele via e conversava com o Espírito de sua mãe, Maria João de Deus, a única que o entendia no seu refúgio. Seu pai, familiares e amigos, ninguém acreditava. Todos achavam que ele tinha um “encosto”, que era maluco ou algo do tipo. Ele sofreu muito com essa rejeição. No decorrer da trama, todos passam a entender um pouco do seu “poder” e a adorá-lo.

Seu guia espiritual, Emmanuel, que foi ponto chave do filme, esclareceu o que ocorria com ele e expôs qual era a sua missão. Em um de seus primeiros contatos com Chico, o preveniu que pretendia trabalhar ao seu lado, por muito tempo, mas que ele deveria acima de tudo procurar os ensinamentos de Jesus e as lições de Allan Kardec, e disse que se um dia, ele, Emmanuel, algo o aconselhasse que não estivesse de acordo com as palavras de Jesus e Kardec, que ele deveria permanecer com Jesus e Kardec, procurando esquecê-lo. Emmanuel ainda o propõe as três condições para com ele trabalhar: 1ª condição, DISCIPLINA; 2ª condição, DISCIPLINA; 3ª condição, DISCIPLINA. Cena bastante esperada pelos que conhecem a estória.

Uma cena que certamente chamou a atenção de todos foi a do avião, onde Chico entra em pânico, como os demais passageiros, em decorrência de uma turbulência. Emmanuel aparece e questiona o porquê de Chico gritar e se desesperar, mesmo sabendo que existe vida após a morte, que somos Espíritos imortais e que ele só morreria se aquela fosse a sua hora de morrer. Muito engraçada a cena e com um contexto teórico bastante abrangente.

No filme foi bem contextualizada a sua disciplina, seu desprendimento, sua fé, bem como a fé de seus “seguidores”. Contudo, senti falta de uma maior apresentação das mensagens de sabedoria de Chico Xavier e de seus pensamentos. A importância da caridade também poderia ser mais explorada, pois “Fora da CARIDADE não há salvação”.

É inegável que parte do sucesso de Chico Xavier se deve a beleza e magnitude do personagem real que lhe serve de protagonista, mas também se dá ao grande interesse coletivo pelo pós-morte.

Equipe: Sprite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário